Movimento promove a valorização do universo gastronômico de Curitiba
Empreendedores, instituições, sociedade e poder público trabalham para a capital paranaense ser referência em hospitalidade e boa comida Por ASN Paraná O MoviMente Curitiba Gastronômica é um movimento plural, que abrange diversos setores da sociedade com o foco em valorizar o cenário gastronômico curitibano. Desde 2023, o Sebrae/PR, a seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), o Senac PR, a Prefeitura de Curitiba e o Bom Gourmet, atuam para identificar, valorizar e promover a identidade gastronômica da cidade. Também participam da iniciativa criadores de conteúdo, representantes do setor de foodservice, donos de bares, cafés e restaurantes de Curitiba. A ideia é impulsionar a cadeia do setor, a fim de reconhecer a sua essência, bem como fortalecer negócios que gerem bons resultados e bem-estar das pessoas.
Uma das ações do MoviMente é promover visitas técnicas outras cidades referência no ramo gastronômico.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, o movimento conta com diversos projetos para colocar a gastronomia curitibana não só em evidência no Paraná, mas também no Brasil.
“São dez projetos que permeiam desde a construção da identidade da gastronomia da cidade, passando pela divulgação de ações já existentes e que fomentem esse cenário, além de possíveis capacitações em diversas áreas”, afirma.
Para o presidente da Abrasel-PR, Luis Fernando Menuci, a expectativa é promover a identidade gastronômica de Curitiba, em especial auxiliando na identificação dos elementos étnicos, culturais e históricos que contribuíram para estabelecer a culinária regional.
“Sabemos que os pratos e receitas locais são um elemento importante na cultura de um povo. Eles contam muito sobre hábitos e histórias ao longo das gerações. E isso é algo muito rico. Valorizar e promover nossa gastronomia é manter essa cultura viva. Além disso, ela é um elemento atrativo para o turismo. Como um dos pilares da Abrasel é desenvolver a setor da alimentação fora do lar, percebemos que podemos e devemos fazer esse trabalho de valorização da cultura e, da mesma forma, fazer com que o setor se desenvolva a partir disso”, discorre Luis Fernando.
Para o diretor da Gold Food Service, Ozeias Oliveira, a iniciativa impactará nos negócios à medida em que capturar a identidade gastronômica de Curitiba, trabalhá-la e divulgá-la para todo o Brasil.
“Curitiba e toda a Região Metropolitana merecem o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que aumentou o nível de nossa gastronomia. Sem dúvida, podemos reivindicar que somos um destino de turismo gastronômico. Com o aumento do fluxo de clientes, consequentemente teremos aumento do faturamento e rentabilidade e, principalmente, a geração de empregos”, ressalta.
Já Maria Bonamigo, do restaurante Jeito Mineiro, diz que quem ganha com o projeto são os empresários do ramo, que têm a oportunidade de criar uma identidade para seu comércio e podem se fortalecer com isso.
“A gastronomia é parte fundamental para uma boa experiência do cliente. E quando contamos nossa história por meio da nossa culinária torna o roteiro e a experiência ainda mais atrativos para quem vem conhecer a cidade”, aponta.
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